segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fernando penteado/ juan Ojea/ Alfi Vivern



FERNANDO PENTEADO
'escrituras' / gaze, tinta, puffing, colagem, cortiça e PVC, 2012


escrituras (obra com a qual fernando penteado participa da coleção de shandys 40 x 40 cm, costura memórias e materiais que (mesmo tendo origens antagônicas a maioria das vezes) se harmonizam e convivem como se tivessem nascido (e crescido) juntos: eis a arte do ferpen que ocupa o mural da nossa página nestes dias que antecedem ao fim do mundo prognosticado pelos maias (teatral e midiaticamente ridículo).Ferpen carrega para o atelier restos do desperdício jogado na rua, antigos objetos que guardam em manchas e rasuras sua própria história, portáteis por essência e amáveis por excelência. Esta é a matéria prima de uma poesia têxtil (por chamá-la de algum modo) com a qual ocupou um grande salão na bienal e ocupa atualmente a sala envidraçada da mendes wood onde acaba de aportar. A obra, afixada com quatro tachas de sapateiro que Fernando trouxe para esse fim.




JUAN OJEA
“laranja partida” Wraping ,tecelagem. algodão e papel fotográfico




laranja partida (além do título desta obra) é uma das tantas "receitas" de tecelagem tradicional. suponho que se refira a uma sequencia de pontos a serem tecidos para obter um determinado desenho. neste caso el inquieto ojea nos brinda con... un juego de palabras donde el color (a cor) suplanta la fruta (naranja) y nos parte el alma (partida) pensando como con estes elementos essencialmente frios pode conseguir essa calidez, a ternura que brota dos fios e o equilibrio inestable que os rolinhos lançam sobre um fundo brilhante tramado de uma fotografia. belissimo trabalho que esta exposto em la minima galeria medindo 40 x 40 cm: portátil e shandy como poucos ja que vem acompanhado de uma embalagem primorosa para poder viajar com esta laranja aonde quiser inclusive circulando como bagagem nas esteiras dos melhores aeroportos do mundo. Agora bem, se alguém perguntar o que veio primeiro: o fundo tramado (como espelho fragmentado) ou a frente de sinuosos roulettes refletidos naquele fundo eu não sei responder. Pergunte ao Juan (está bastante em facebook) que nos informa que laranja partida pode ser comprada por 1.600 reais e a caixa onde viaja por 900.


ALFI VIVERN
'coração de pedra' - escultura – basalto e bronze - corte manual com punteira e pichote – fundição artesanal em areia



alfi vivern revela-nos "uma pequena ideia e um grande mistério". sua escultura é primordial, epifânica, descobre aos nossos olhos o coração de bronze de um ovo de basalto e assim ficamos atônitos, minimizados ante a constatação de que as pe...dras também amam, se metamorfoseam, também, em pães portáteis carregados por uma alça de couro, caixas em cujo interior um filão foi cortado em finas fatias: pequenos misterios e grandes ideias. em suas veias corre o sangue catalão de miró, o portenho de girondo, o curitibano de leminski. menires, labirintos, ferro e fogo com os quais este poeta e escultor deixa sempre pedra sobre pedra: a palavra como começo e fim de sua obra.