Sobre nós




A galeria é minima, como já diz o nome com que Vera Albuquerque (fotógrafa e sócia do empreendimento) batizou o corredor de acesso à residencia de fundos na av pedroso de morais , 822 (ao lado da fnac como se costuma dizer mas que na verdade é ao lado dos sebos alternativa e don quijote) As dimensões desta galeria guardam uma proporção curiosa de 1 para 10 (125 x 1.250 cm.) o que significa que os quase treze metros das prateleiras de livros dos sebos vizinhos são separadas por 1m25cm que atravessamos diariamente ao entrar e sair de casa. O Quixote sempre foi uma Alternativa, pensei eu quando me vi na frente do pequeno portão que separava os dois sebos. O espaço reduzido é um incentivo para formular curadorias com este viés e irá acolher propostas de artistas e curadores com esta intenção: antes de ser uma limitação o formato poderá determinar uma estética e trazer uma variável que geralmente é irrelevante no mercado da arte.


A calçada e o poste da Eletropaulo passam a integrar também a área da galeria já que inevitavelmente o local será ponto de espera dos visitantes para acessar o corredor. Este espaço público, configurado pela calçada e o poste, também é mínimo já que trata-se do mesmo metro e vinte e cinco centímetros da galeria pela largura da calçada aos quais devem-se somar os 40 cms de diâmetro do poste-poema, variedade de elemento urbano muito freqüente na paisagem paulistana e que aqui adquire uma função de suporte para divulgar poesia, elemento bem menos freqüente no cotidiano paulistano.

...

Desde 2012 Miguel ou Paladino (como gosta de ser chamado em certos círculos) e a fotógrafa Vera Albuquerque, resolveram montar uma home-gallery, uma das poucas existentes no país. Assim, o longo corredor de entrada da residência de ambos virou um espaço minimal, mas primoroso, para obras de pequeno e médio porte: a La Mínima Galeria. Centenas já passaram pelo endereço de Pinheiros, em eventos como as mostras do pintor argentino Horácio Cófreces, do escultor e marceneiro d’arte Roberval Layus, ou na exibição performática do filme Der Golem, célebre obra do expressionismo alemão.

(por fabio malavoglia)